Viagem de Santa Maria a Porto Alegre será feita, a partir de 9 de maio, no avião da VoePass, em parceria com a Latam
A Latam Linhas Aéreas confirmou, à coluna, os dias e horários em que a VoePass vai voar de Santa Maria a Porto Alegre a partir de 9 de maio. Será aos domingos, terças, quintas e sábados, saindo da Capital às 12h30min e chegando às 13h30min aqui. Já o voo de volta vai decolar às 14h e descer às 15h em Porto Alegre. Isso permitirá fazer mais conexões na Capital gaúcha, em comparação com o voo da Azul, que chega às 18h25min em Porto Alegre.
A repercussão
Diante do fato de a Azul Linhas Aéreas já ter o voo diário de Santa Maria a Porto Alegre, no setor empresarial aqui da cidade surgiram temores de que a chegada da Latam pode prejudicar a Azul, que é fiel a Santa Maria, com voos desde 2013. Acredito que, inicialmente, a Azul possa até perder alguns passageiros, mas não a ponto de tornar inviável a rota.
E mais: o fato de ter duas opções de voos de Santa Maria a Porto Alegre vai fazer com que pessoas daqui e da região comecem a criar o hábito de ir de avião para Porto Alegre, em vez de viajar de carro ou ônibus. Até porque, com a RSC-287 com muitas obras e com cinco pedágios, a viagem tem levado 5 horas por terra. Além disso, concorrência é sempre salutar, tanto para melhoria dos serviços quanto para tentar baixar preços das passagens.
A chegada da Latam com a VoePass, com vendas no site da Latam de voos de Santa Maria a todas as cidades atendidas por ela, no Brasil e no Exterior, pode forçar a Gol Linhas Aéreas a colocar um Boeing 737 para fazer voo de Santa Maria a São Paulo. Até porque a Gol tem abatimento de ICMS da querosene de aviação e, em contrapartida, havia se comprometido a fazer voos de Santa Maria e Uruguaiana para a capital paulista.
Na semana que vem, o governador Eduardo Leite e o prefeito Jorge Pozzobom, ambos do PSDB, terão reunião com um diretor da Gol e vão pressionar para que essa ligação com São Paulo seja mantida após 8 de maio, quando a VoePass deixa de voar em parceria com a Gol. Por isso, é possível que, a médio prazo, a cidade se consolide como um polo de voos regionais, assim como já ocorre em Passo Fundo e Chapecó (SC). Mas só vendo para crer.